Pular para o conteúdo

Perguntas Frequentes

A  PCH São João II possui todos os documentos, licenças e outorgas necessárias para a sua construção?

A energia produzida pela PCH São João II será consumida 100% em Prudentópolis! E mais: a PCH São João II trará uma tremenda segurança energética para o município, tendo em vista que 100% da energia consumida em Prudentópolis é importada de todos os estados do Brasil através do SIN – Sistema Interligado Nacional.

A energia da PCH será utilizada por casas, comércios, hospitais e indústrias de Prudentópolis, em Prudentópolis!!! E a PCH irá trazer muita segurança energética para o Município! Por exemplo: Caso a linha de energia que chega de Guarapuava em Prudentópolis sofra alguma intercorrência, a PCH São João II poderá manter a cidade funcionando normalmente.

O sistema de produção e transmissão de energia elétrica do Brasil é um sistema hidro-termo-eólico de grande porte, com predominância de usinas hidrelétricas e com múltiplos proprietários. O Sistema Interligado Nacional é constituído por quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e a maior parte da região Norte.
A interconexão dos sistemas elétricos, por meio da malha de transmissão, propicia a transferência de energia entre subsistemas, permite a obtenção de ganhos sinérgicos e explora a diversidade entre os regimes hidrológicos das bacias. A integração dos recursos de geração e transmissão permite o atendimento ao mercado com segurança e economicidade.

Muito embora a energia da PCH São João II tenha sido comercialmente vendida para várias distribuidoras, em vários estados, a energia será consumida e usada em Prudentópolis. Como? É simples! Os estados onde ficam as compradoras de energia mandam energia para o Paraná e quando a PCH funcionar, as distribuidoras vão poder usar a energia que produzem localmente em seus estados

O mais importante: a PCH São João II garantirá a segurança energética de Prudentópolis, pois atualmente 100% da energia do município é importado e qualquer queda na linha de energia pode deixar a cidade no escuro.

Veja outras perguntas frequentes