Pular para o conteúdo

Perguntas Frequentes

Ouvi boatos sobre supostas irregularidades quanto à derrubada de árvores, manejo do solo e da água no local. Isso é verdade? Ou é outra mentira?

Nenhuma irregularidade. Zero. Absolutamente zero irregularidade.

Trata-se de relatos fantasiosos e sensacionalistas que visam constranger e prejudicar os empreendedores.

As árvores suprimidas foram todas derrubadas na presença de engenheiros florestais, biólogos, médico veterinário, arqueólogo e topógrafo. Todos os trabalhos foram feitos em completa e perfeita aderência aos diplomas ambientais e normas técnicas.

Não há que se falar de irregularidades nos trabalhos, tendo nossa empresa prestado contas regularmente para o IAT e inclusive sendo fiscalizada pelo IAT.

Os trabalhos de supressão vegetal estão sendo realizados de maneira absolutamente lícita e tecnicamente perfeita e diversas empresas de renome estão diariamente em campo, tal como Arauka, Sieve, Terra+ e Preservar. Oras, são várias empresas e vários profissionais de altíssima qualidade supervisionando os serviços diariamente.

Quanto à afirmativa de que “o solo está sendo manejado de forma incorreta”, importante destacar que a expressão manejo do solo parece estar mais ligada à agricultura.

Note que durante a construção de qualquer estrutura, seja uma pequena casa ou uma usina nuclear, os trabalhos de terraplanagem são obrigatórios. É o mesmo caso da PCH, trabalhos de terraplanagem estão acontecendo – sempre dentro da lei e conforme as normas técnicas vigentes. Não há que se falar de “manejo errado do solo”.

Quanto ao manejo da água, trata-se de mais uma afirmação mentirosa e maliciosa. Registra-se que mensalmente são investidos cerca de R$ 5.000,00 exclusivamente em campanhas de coleta de água e nas análises laboratoriais necessárias para verificar se há alguma alteração ou algo relevante. Os laudos de qualidade da água provam que inexiste alteração na qualidade e, portanto, são prova cabal de que inexiste manejo errado da água. Ainda na esteira das afirmações maliciosas e mentirosas de que existe manejo errado da água e do solo, importante destacar que toda obra tem aspecto visual ruim. Uma simples reforma num apartamento pode causar impressão visual ruim durante a obra. Contudo, terminada a obra é esperado que o produto final seja um apartamento bonito e aconchegante. No caso de obras de PCH é a mesma coisa. A fase de obras tem aspecto visual ruim, é feio realmente, mas isso não significa que algo esteja errado nem muito menos seja ilegal. Ao término da obra tudo ficará muitíssimo diferente, ficará tudo muito bonito e com um massivo corredor ecológico de 100 hectares, além de um pequenino lago que trará mais beleza ao local.

Veja outras perguntas frequentes